quinta-feira, 26 de maio de 2022

Cilada - Harlan Coben

 


“Ninguém consegue escapar das próprias mentiras.”

(capa)

 

Harlan Coben é conhecido como o “mestre das noites em claro”, já ganhou diversos prêmios importantes e escreve livros de mistério. Hoje falaremos sobre o seu 10º livro independente publicado: Cilada, que originalmente ganhou o título Caught, foi publicado lá fora em 2010 e traduzido para português no mesmo ano.

Cilada conta a história de Haley McWaid, uma estudante exemplar de 17 anos que some misteriosamente, de Dan Mercer que é um assistente social que cai numa armadilha, é exibido na tv como pedófilo e acaba sendo assassinado e de Wendy Tynes que também é uma personagem importante para a trama, ela é a apresentadora do programa que prepara a armadilha para Dan.

 

“Eu sabia que minha vida seria destruída se abrisse aquela porta vermelha.” (pág. 7)

 

O livro é dividido em duas partes. Ele se inicia com um prólogo, é dividido em 38 capítulos e termina com um epílogo. Pode ser considerado curto, já que possui apenas 271 páginas, mas não se deixe enganar, Coben consegue te contar esta história completa e eletrizante em menos de 300 páginas. A narrativa se dá em primeira e terceira pessoa, porém mais em terceira.

Tudo começa quando Dan é pego na armadilha de Wendy. Ele aparece numa casa procurando uma menina de 13 anos chamada Chynna, porque recebe uma ligação de alguém dizendo que é ela, chegando lá ele se depara com Wendy Tynes e sua equipe da NTC News. Em paralelo, os pais de Haley McWaid constatam que ela não está na cama e entram em pânico quando percebem que ela não dormiu em casa e que ninguém sabe dela. Quase três meses se passam e ela não aparece.

 

“Queremos confinar as pessoas em categorias bem definidas, anjos ou monstros, mas quase sempre o buraco é mais embaixo: a verdade está em algum lugar entre os dois extremos. E esse é o problema. Os extremos são bem mais fáceis.” (pág. 86)


A partir daí as histórias vão se desenrolando em paralelo e vamos acompanhando a agonia que os pais da Haley passam por conta da investigação do seu desaparecimento, a vida da Wendy, as dúvidas que ela tem com relação ao caso Dan Mercer (será que ele é mesmo culpado?), o próprio julgamento dele e o seu paradeiro...etc.

Como já disse acima o livro é curto e além disso, acontecem muitas coisas, o leitor tem várias surpresas, então não posso contar muito, mas ele fala sobre luto, culpa e perdão. A narrativa é bastante simples o que torna a leitura rápida, mas o autor consegue trabalhar bem esses temas.

 

“Ele escondia alguma coisa de mim. Eu sabia. Todos nós escondemos, não é? Ninguém conhece tudo sobre outra pessoa. Sei que é um grande clichê, mas a verdade é que nunca conhecemos o outro de verdade.” (pág. 204)

 

Para quem gosta de um bom mistério recheado de reviravoltas, com investigações e julgamentos Cilada é um prato cheio. Recomendo!


Informações sobre a minha edição

Título: Cilada

Autor: Harlan Coben

Tradução: Marcelo Mendes

Editora: Sextante

Ano de publicação: 2010

Gênero: Ficção policial

Páginas: 271



Um comentário:

  1. Me pareceu muito tenso a história. Ainda preciso ler um assim.

    ResponderExcluir