domingo, 18 de maio de 2014

Resenhas?


Olá, pessoal!

   Hoje vim falar com vocês sobre algo que andei pensando esses dias. As resenhas. Sei que resenhas são textos que como todos os outros tem regras para serem escritos. E eu não sou nenhuma crítica literária e nem nada que chegue perto disso. Isso aqui é feito por amor e com amor, apenas (pelo menos por enquanto! rs). Então, quero deixar claro que, eu não tenho nem nunca tive a intenção de passar pra vocês ser algo que eu não sou. Talvez as minhas resenhas não contenham tudo o que uma resenha deve conter e isso também não é por falta de vontade de fazer um texto de qualidade pro blog, ok? Enfim, o que eu tento passar nos meus textos é, qual a história do livro resenhado, porquê eu gostei ou não gostei, algumas informações...tudo pra, se possível, deixar os meus leitores com vontade de ler aquele determinado livro. E ultimamente eu tenho sentido uma certa necessidade de esclarecer isso porque eu não sei mais se quero continuar classificando meus textos nessa categoria. Como assim? Eu explico...Bem, escrever uma resenha talvez implique em escrever um texto mais sério e tal...Imagino eu (não sei se é regra, alguém sabe?). E já vi blogs em que os textos são mais descontraídos, mais informais...e é o que me atrai mais. É o que quero fazer aqui no blog. Até porque aí, acho que terei mais disposição pra escrever os textos, sabe? E aí não sei se poderia continuar chamando esses textos de resenhas. Deu pra entender? rs
   Não sei bem porque fiquei tão incomodada com isso...esse assunto veio na minha cabeça depois de ler/ver algo mais ou menos sobre isso pela internet e aí quis vir discutir com vocês. 
   O que vocês acham disso? Os textos postados nos blogs de vocês passam por uma revisão severa quanto a "elementos de resenha"? Vocês acham que o nome dado faz diferença? Me contem!

Um beijo! 


Um comentário:

  1. Olá Vanessa!
    Excelente texto e eu já me peguei pensando nesse assunto há uns meses atrás. Vi um post de um blog criticando os 'resenhistas literários' da blogosfera e desmerecendo nosso trabalho, apenas por não conter os elementos "necessários" para se enquadrarem no gênero resenha. Eu discordo de fórmulas prontas e o elemento fundamental, na minha opinião, que uma resenha deve ter é OPINIÃO. É isso o que eu procuro ao ler uma resenha, eu não quero saber se as folhas são amareladas ou se o formato é pocket, quero saber se o blogueiro gostou do livro. Só isso. Então, tento fazer minhas resenhas me baseando no que eu desejo ler. Aos que são tão críticos quanto às "regras" de escrita, deviam relaxar, deitar na rede, pegar um bom livro e abrir a mente.

    Um beijo,
    Seguindo teu blog! Adorei.
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir