sábado, 20 de julho de 2013

Resenha: A invenção de Hugo Cabret de Brian Selznick

Título: A invenção de Hugo Cabret
Autor: Brian Selznick
Editora: SM
Páginas: 533
Gênero: Infanto-juvenil


   A invenção de Hugo Cabret é um livro que descobri por acaso. Assisti ao filme de mesmo nome e me apaixonei. E olha que eu não sou de me apaixonar facilmente por filmes. Muito tempo depois fui ao sebo e vi o livro lá. Eu nem sabia que ele existia! Quando vi tive um pequeno chilique e tive que comprá-lo. E não me arrependo. O livro é lindo...todo ilustrado (pelo próprio autor aliás), a diagramação dele é incrível e a capa também é linda. E a história? A história é simplesmente mágica!

   A história se passa em Paris, na França em 1931. Hugo Cabret é um menino de doze anos, inteligente, pobre e que sente muita falta do pai. Órfão, ele mora numa estação de trem e conserta seus relógios. Hugo aprendeu a consertar coisas com o pai que era relojoeiro. Um dia ele descobre um desenho que muda toda a vida dele e de algumas pessoas a sua volta. Uma dessas pessoas é Isabelle, uma menina da sua idade, esperta, inteligente, que adora ler e se torna amiga de Hugo.


   Não quero dizer muito mais da história porque posso soltar alguns spoilers sem querer. E não pretendo fazê-lo de maneira alguma porque acredito que quem não leu esse livro deve ler. Por quê? Irei explicar...
   Além do livro ser de fato lindo fisicamente, ele é, como já disse e vou repetir, mágico. Ele cita mágica várias vezes e acho que isso acaba dando realmente um pouco de magia à ele. Claro que muitos outros fatores entram aí como, por exemplo, a narrativa que é simples e flui muito bem, os personagens que são encantadores, principalmente o próprio protagonista e a Isabelle, as passagens que falam de cinema e da magia do cinema, as passagens que falam de literatura e do mundo da leitura no geral...Amei tudo isso neste livro! A história de vida do Hugo também é muito bonita e o final do livro não poderia ser mais lindo e emocionante. Sim, me emocionei demais com o filme e com o livro também. Por isso, recomendo MUITO. Leiam, vocês irão se apaixonar também! Tanto o livro quanto o filme são obras de arte.

Trechos da Obra

 
   


4 comentários:

  1. Amiga, fiquei muito, mas muito feliz ao saber que terminou de ler um livro.
    E, parece ser bem legal. Uma dica de minhas futuras leituras hihi
    Amiga, parabéns pela resenha e pelo blog.
    Beijos, Nessa ;)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, passando pra avisar que nós do Incriativos te indicamos pra uma TAG " Meus 10 livros favoritos "
    http://incriativos.blogspot.com.br/2013/08/mais-livros-na-estante-2-e-tag.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa! Amei o filme também, assisti umas 5 vezes (isso pra mim é muitíssimo), e o livro realmente deve ser mágico! Como ler o Pequeno Príncipe, você lê e termina de ler olhando o mundo com outros olhos, né? Quando achar em um sebinho por aí, vou comprar também.

    Beijos da Lu,
    http://gimmeflowers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir