sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Resenha: Veronika Decide Morrer - Paulo Coelho

Título: Veronika Decide Morrer
Autor: Paulo Coelho
Editora: Objetiva
Páginas: 221
Gênero: Drama




Sinopse: A loucura é a incapacidade de comunicar-se. Entre a loucura e a normalidade, que no fundo são a mesma coisa, existe um estado intermediário: chama-se "ser diferente". E as pessoas estavam cada vez com mais medo de "ser diferentes". No Japão, depois de ter pensado muito sobre a estatística que acabara de ler, me veio a ideia de escrever um livro sobre a minha própria experiência. Escrevi Veronika decide morrer na terceira pessoa, usando meu ego feminino, porque sabia que a minha experiência de internação não era o que interessava, mas sim os riscos de ser diferente, e o horror de ser igual.
Fonte: Skoob

Este livro me chamou a atenção primeiramente por causa do nome, então, li a sinopse, que me deixou mais curiosa, e aí decidi que realmente teria que lê-lo.

A narrativa dele é simples e nada cansativa porque não há muitas descrições e sim bastantes diálogos.

Comecei a leitura intrigada com a história de Veronika. E já nos primeiros capítulos vi que gostaria muito do livro, pois gostei muito do modo como o autor expõe os pensamentos e dúvidas da personagem.

Veronika é uma garota de 24 anos, que mora num quarto alugado num convento, trabalha numa biblioteca e leva uma vida bem normal. É bonita, tem amigos, sai com alguns garotos...mas mesmo assim acha sua vida normal demais. Não é feliz e nem triste e por isso, resolve se suicidar. O livro começa assim, narrando o suicídio de Veronika e a partir daí sua história é contada.

Aos poucos as personagens vão aparecendo na vida de Veronika e assim, vamos conhecendo as suas histórias. O livro contém alguma dose de religiosidade e é um pouco triste pela história de vida dessas personagens. Mas ao mesmo tempo em que é triste, é também muito positivo e inspirador. Apesar de talvez soar um pouco clichê (pela positividade e as ideias de que a vida tem que ser vivida e aproveitada), o que a personagem principal aprende e compreende com o passar dos acontecimentos chega até o leitor encantando e fazendo refletir sobre a morte, sobre a vida e sobre as escolhas que fazemos durante ela.

Excelente leitura, recomendo!

Uma curiosidade!

Para quem não sabe, o livro se tornou filme em 2009 (um ano após sua publicação). E como protagonista teve a estrela de Buffy, A  Caça-Vampiros, Sarah Michelle Gellar.

Eu não sabia dessa, e nem da existência do filme. Agora estou curiosa para assistí-lo!

Aqui estão dois pôsteres do filme:



















Trechos da Obra

"Se algum dia pudesse sair daqui, iria permitir-me ser louca, porque todo mundo é - e piores são aqueles que não sabem que são, porque ficam repetindo apenas o que os outros mandam."

- ­­­­Você não quer saber o seu estado?

- Eu sei qual é – respondeu Veronika. – E não é o que você está vendo em meu corpo; é o que está acontecendo em minha alma.”

"Será que você não aprendeu nada, nem mesmo com a proximidade da morte? Pare de pensar o tempo todo que está causando algum constrangimento, que está perturbando seu próximo! Se as pessoas não gostarem, elas reclamarão! E se não tiverem coragem de reclamar, o problema é delas!"

- Quem mais leu e curtiu?


Beijos,



6 comentários:

  1. Acredita que nunca vi esse livro? Que vergonha né rs
    Gostei bastante da sua resenha, apesar de não gostar muito de livros que falam de religião ou coisa do tipo. Mas parabéns pela resenha flor, ficou ótima!


    www.doceabril.com.br
    (flor ficaria melhor se você tirasse a verificação de palavras do seu comentário, é só uma dica tá.)

    Beijos linda!

    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse livro. Não conhecia, mas realmente o título e a sinopse chamam bastante atenção. Ai...virou filme, Show mesmo! Queroo ler. Você faz faculdade de letras e também estou pensando em fazer uma. Quais as matérias principais? Está em que período. Me dá uma dicas.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  3. O interessante é que conheci primeiro o filme e depois o livro. Gostei do filme, do enredo. Como nunca havia lido nada do Paulo Coelho (e tinha curiosidade), resolvi ler esse mesmo. Bom, foi minha primeira e única leitura do Paulo Coelho até hoje. Honestamente, não gostei da escrita dele (é aquela história, ou as pessoas o amam ou o detestam), apesar de ter sido um livro bem fácil de ler, rapidinho. Ainda acho o enredo bom, talvez se ele tivesse sido escrito de outra forma (ou, quem sabe, por outro autor haha), poderia ser um livro e tanto para mim.

    bjs
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa! Estou bem sim!Que legal que vc gostou do meu blog! [ihihihih] :}

    Eu acho que vc deve sim fazer vídeos! Eu gravo uns 30 antes de acertar [mais ou menos] o melhorzinho e colocar na rede, mas é bem legal, super apoio e vai ser legal vim assistir!
    Sim estou muito atolada... :/
    Aguardo suas atualizações, depois venho te visitar! :D
    bjosssss

    ResponderExcluir
  5. Van, preciso comentar que esse livro é LINDO? *-* hihi

    ResponderExcluir
  6. "Talvez todos devamos ser um pouco mais loucos, ou passar alguns dias em um lugar como esse para aprender o que é viver." Exatamente assim! Adorei! Estou louca para ler mais de Paulo Coelho!
    Encontrei esse aqui (para quem queira): http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Veronika-Decide-Morrer

    Mas alguém sabe onde posso encontrar outros títulos do autor para baixar? Brigada!

    ResponderExcluir