segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Resenha: Livro de Mágoas - Florbela Espanca


Título: Livro de Máguas
Autora: Florbela Espanca
Editora: Tipografia Maurício
Páginas: 35
Gênero: Poemas

Livro de Mágoas é um livro de poesias e o primeiro livro editado de Florbela Espanca. Nele há 32 sonetos dedicados ao pai de Florbela e ao seu irmão. Este livro é de 1919, portanto a versão que li mesmo sendo uma versão digital, preservou a escrita da época, que em alguns pontos é um pouco diferente da nossa.  Um exemplo disso é o próprio título que originalmente veio grafado desta forma: “Livro de Máguas”. No entanto, isto não interfere na leitura do livro.

Eu sempre gostei de poesias. Claro que nem de todos os tipos, mas Florbela me conquistou. É daquelas poetisas que escreve com a alma e você consegue perceber isso em seus poemas.

Como podemos perceber pelo título, esse livro tem como temática as mágoas, os sofrimentos, as saudades...Portanto o drama está bem presente. Eu particularmente gosto bastante da forma como Florbela dramatiza a sua escrita.

Li este livro pela primeira vez quando estava na faculdade e pela segunda vez no fim de 2012. Alguns poemas me marcaram por falarem de dor, daquelas dores que às vezes precisamos desabafar e que nós todos temos, mas que nem sempre temos vontade, ou sabemos como colocar para fora. Na verdade, acho que os poemas no geral me encantam por isso. E é assim que vejo este livro. Como um grande desabafo, uma grande conversa dividida em poemas que nos é compartilhada. E o fato de poder ler algo com o qual nos identificamos, nem que sejam somente algumas partes, é muito gratificante. É lindo ler um livro e achar que ele foi feito pra você, porque parte da sua vida está ali. Então, você sente um alívio por poder ver que o que você não soube dizer, ou que não soube nem como escrever já foi dito por alguém que sabia o que estava fazendo.

Não sei se são muitos ou poucos que gostam de poesia, imagino que a maioria das pessoas não goste. Mas, eu realmente gosto deste livro, é de uma delicadeza extraordinária e merece ser divulgado. Quem sabe assim alguém se interessa, lê e descobre mais uma paixão.

Obs: O meu livro foi baixado da ibook store, por isso não tenho certeza sobre a editora. Os links levam à página de onde pesquisei informações. 

Retrato de Florbela Espanca, poetisa Portuguesa.

Beijão,




12 comentários:

  1. Não curto ler E-book, senão com certeza iria ler esse livro. Parece ser muito bom...amo poesia.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma!
      Eu que li o livro em ebook pela segunda vez. Mas vc pode achar em papel normalmente. Vale a pena!
      Beijo!

      Excluir
  2. Oie! Não costumo ler muita poesia, mas gosto, é aquela coisa mesmo de sentir que toca a alma. É difícil que eu procure por alguma obra específica de poesia, o que acontece mais é de simplesmente calhar de cair em minhas mãos um livro de poesia, e geralmente são em momentos "x" (aquelas horas que a gente precisa ler um poema, ainda que a gente nem perceba dessa necessidade). Daí a poesia parece que fala comigo, para mim, é especial.

    um bjão,
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, Aline...comigo acho que também acontece assim. É por acaso que acho poesias e acabo lendo.
      Obrigada pela visita. Beijo!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Li Florbela Espanca esse ano, e também gostei bastante. (Só que o meu livro era composto por quatro livros dela, incluindo esse.)
    Ela é de uma sensibilidade incrível, um pouco de muito sofrimento em alguns, e maravilhosamente bela em outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luíza!
      Que legal encontrar pessoas que também gostam! :) Penso como vc em relação ao que ela escreve.
      Brigada pela visita! Beijos!

      Excluir
  5. Eu amo a Florbela, ela consegue expressar tudo aquilo que sentimos de uma forma tão intensa e ao mesmo tempo tão íntima!

    Acho que o livro que vc leu composto de quatro livros dela é o mesmo do meu, a capa é preta e branca com uma foto dela e esta escrito "Sonetos"??

    bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pior que eu não me lembro do livro acredita? Faz bastante tempo que li a versão impressa. :/
      Brigadão pela visita! Bom conhecer mais pessoas que gostam de Florbela. :D
      Beijo!

      Excluir
  6. Eu nunca li Florbela Espanca ):
    Mas sempre tive curiosidade de ler, acho que será um dos próximos livros que irei procurar hihi

    ResponderExcluir
  7. Procure sim, migs! E o melhor é que, como vc costuma ler mais de um livro ao mesmo tempo com esse poderá mesmo fazer isso pq sendo poesia ele não 'te obriga' a seguir uma ordem ou ler do começo ao fim direto. Acho que vc iria gostar...é mto lindo!

    ResponderExcluir
  8. Florbela é a própria dor de cotovelo vivida em versos pungentes e lindos.Não parece estranho que se tenha suicidado;para mim é a maior poetisa da língua portuguesa.

    ResponderExcluir