segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Resenha: Ensinar Aprendendo – Içami Tiba



Título: Ensinar Aprendendo
Autor: Içami Tiba
Subtítulo: Como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de globalização.
Coleção: Integração Relacional
Editora: Editora Gente
Páginas: 170
Gênero: Educação

Esse é o primeiro livro que li em 2013 e também o primeiro que leio deste autor. O tema abordado é o relacionamento entre professores e alunos nos dias atuais.

O autor fala sobre esse assunto de forma clara, objetiva e informal, além de usar metáforas para apresentá-lo de uma forma mais fácil. As metáforas usadas são relacionadas com o ato de comer e caem como uma luva no real assunto. Isso me impressionou e realmente me ajudou a entender as ideias que estavam sendo passadas.
Apesar de ter o objetivo de passar informações e de tratar de um tema importante como a educação o livro é extremamente leve e pode ser lido como se lê um romance. Essa característica foi uma das que mais me fez gostar do livro e que me ajudou a conseguir lê-lo em pouco tempo.

Depois de lido te dá muita vontade de colocar todos os ensinamentos do livro em prática. Há dicas realmente preciosas em cada capítulo, além de informações muito interessantes da área da saúde que podem ajudar a lidar com os alunos, como informações biológicas e psicológicas. Içami Tiba sabe do que está falando, pois é médico psiquiatra e tem MUITA experiência (no fim do livro há o currículo dele). Há em todos os capítulos, espaços com um resumo da ideia da página, o  que achei muito útil para achar informações relevantes do livro. É como se o trabalho de grifar as partes importantes já estivesse feito para o leitor. Gostei muito dessa ideia.

Com certeza quero ler mais Içami Tiba. Ele sabe como escrever e envolver o leitor em sua narrativa, além de ter muito conhecimento sobre diversos assuntos e conseguir transmitir todo esse conhecimento de maneira tão leve e fácil de absorver.
Eu adorei o livro. Foi uma escolha extremamente certa, feliz, interessante e útil, com certeza! Indico a todos os professores e professoras que acreditam no seu trabalho e que fazem a diferença. E, dedico também, a você que não é professor ou professora, mas que é mãe ou pai, estudante de algum curso de licenciatura ou que simplesmente se interessa pelo assunto! Leia também porque o livro não é técnico, possui uma linguagem simples e com certeza te fará aprender muito!

Trechos da Obra

"É preciso acreditar na criatividade do ser humano para mudar o que é insatisfatório. É preciso mudar o caminho que a Educação tem tomado, antes que seja tarde demais."

"A Integração relacional é um conceito de saúde biopsicossocial para o melhor entendimento do ser humano e seus relacionamentos na busca de melhor qualidade de vida, realizando seus potenciais."

"Comer alimenta o corpo de energia enquanto aprender alimenta a alma de saber."

"Além de ter o prazer de saber, quem sabe tem um poder natural sobre quem não sabe."

"Menção honrosa: ela vai para o professor atualizado, competente, relacionável e ético."



Beijos, 

Um comentário:

  1. já tive a oportunidade de ler o livro e gstei muitto!!!!

    ResponderExcluir